A Polônia, sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, recebeu os símbolos da jornada. “A entrega da cruz aos jovens foi feita trinta anos atrás pelo Beato João Paulo II: ele pediu aos jovens que a levassem por todo o mundo como sinal do amor de Cristo pela humanidade. No próximo dia 27 de abril, teremos todos a alegria de celebrar a canonização deste Papa, junto com João XXIII”, destacou o papa Francisco, que marcou hoje o início do caminho de preparação para o “próximo encontro mundial”, na Cracóvia, em 2016.
O Papa Francisco saudou os 250 delegados – bispos, sacerdotes, religiosos e leigos – que participaram do encontro sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos. E anunciou o tema da JMJ na Cracóvia: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericódia” (Mt 5,7). As arquidiocese do Rio de Janeiro e da Cracóvia estavam representadas por seus arcebispos, os cardeais Orani João Tempesta e Stanilsaw Dziwisz.
Jornada Mundial da Juventude
Neste domingo de Ramos (13), a passagem do ícone e da cruz marca também jornadas que acontecem em nível diocesano em todo o mundo. Esses eventos são nomeados Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ), que cada diocese, em particular, celebra. Normalmente, o domingo de ramos é o dia em que se celebram as jornadas, e, a cada dois ou três anos, são feitos os grandes encontros internacionais, como o que aconteceu no Rio de Janeiro em 2013.
A Jornada Diocesana da Juventude deste ano traz o tema escolhido pelo Papa Francisco: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). No Brasil, a Igreja optou por refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2014: a questão do Tráfico Humano. Aqui também, os Setores Juventude diocesanos se encarregam de organizar os encontros. Um subsídio foi lançado neste ano para tirar dúvidas e ajudar as dioceses a fazer o caminho de preparação para o encontro. A JDJ é uma etapa de um caminho para os jovens, que, no Brasil, vai até o Dia Nacional da Juventude (DNJ), em outubro.
Fonte: Jovens Conectados
Nenhum comentário:
Postar um comentário