Acerte seu relógio!!!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Livro Petrolina o Centro da Rosa de Pe. Francisco José



A Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, provocou a realização de vários outros eventos, no Brasil. Um deles é a pré-jornada, isto é, um encontro com jovens provenientes de outros países em algumas dioceses do Brasil. Entre elas está Petrolina, que preparou uma série de eventos. A diocese tem como atual bispo D. Manoel dos Reis de Farias.

Consciente da importância do acontecimento para construção de uma imagem internacionalmente sempre mais positiva e objetivando dar continuidade ao reforço de bases para o turismo local, associou-se ao evento – na qualidade de parceira – a Prefeitura 
Municipal da cidade. 

Da programação petrolinense, consta uma mostra que tem como tema de base, justamente, a cidade de Petrolina. Esta se encontra ao centro de uma secular “encruzilhada de grandes caminhos” e era no século XIX a “passagem do Rio São Francisco [a] mais freqüentada de todo o sertão da Bahia”.1 Dela, realmente, partia a famosa “Travessia Nova” que ligava a Bahia e o Pernambuco ao Piauí e ao Maranhão. Um pouco mais tarde dela também 
partia o caminho para o Ceará.

Assim sendo o tema da exposição – PETROLINA, O CENTRO DA ROSA – é emblemático e 
visa animar a reflexão sobre a centralidade da cidade em relação aos caminhos que nela ainda se encontram e dela partem.

Ficou curioso? baixe o livro completo clicando no link abaixo.

para baixar o livro Petrolina o Centro da Rosa de Pe. Francisco José clique no link http://www.diocesedepetrolina.org.br/central/arquivos/file/Petrolina_Centro_da_Rosa.pdf

Pré-Jornada de Petrolina teve lançamento de livro nesta terça

Foi lançado nesta terça-feira (16), em Petrolina,  o livro intitulado “Jovens, vós sois a nossa esperança”, de Anderson Wagner. Ele é membro do Setor Juventude e da Comissão Organizadora Local da Pré-Jornada. O evento de lançamento acontecerá às 17h, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus.
O lançamento foi acompanhado por uma exposição composta de fotos, histórias e relíquias dos jovens retratados que estão em processo de beatificação e canonização, oriundos da Europa e África. A mostra permanecerá no local até sexta-feira (19), às 17h.
De acordo com Anderson, o estudo da vida desses jovens foi iniciado pelo desejo de crescimento espiritual e humano, para que pudesse partilhar as experiências lidas com a juventude de seu convívio. Ao transmitir as histórias para outros jovens, percebeu a necessidade que elas chegassem cada vez mais longe e aí brotou o desejo de escrevê-las num livro.
“Espero que este livro possa colaborar para que os jovens percebam que a santidade não é algo distante ou inalcançável, mas algo próximo e alcançável. Desejo que percebam ainda que os santos não foram pessoas tristes, solitárias ou estáticas, mas verdadeiramente felizes, plenas de alegria, própria de quem é fiel a Deus e que ainda souberam aproveitar as coisas boas que existem no mundo, sem se tornarem mundanos”, justificou ele, sobre sua expectativa diante desse momento. As informações são da assessoria.

3a Noite de animação marca a Pré-Jornada Petrolina

A terceira noite da Pré-Jornada Petrolina, realizada nessa terça-feira (16), na Arena da Juventude, marcou toda comunidade católica do Vale do São Francisco, contando com caravanas de Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria, Senhor do Bonfim (BA), Sobradinho (BA) e muitas outras.
A programação do dia foi iniciada com a exposição do livro “Jovens, vós sois a nossa esperança”, do jovem Anderson Wagner, na Catedral, formada por histórias e relíquias de jovens que estão em processo de beatificação ou canonização. exposição permanece no local até as 17h do dia 19 de julho.
No início da noite aconteceu a Santa Missa, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias, concelebrada pelo vigário geral da Diocese, Mons. Milton, pelos peregrinos Pe. Marcos Leite e Pe. Peter, por Pe. Givanildo José e pelo carmelita Frei Ruterlan, para acolher os peregrinos alemães e portugueses. Após a Celebração da Eucaristia, os fieis participaram dos shows da banda El Chai, da Ir. Janete Silva e do DJ Roony Moura, que contagiou o público com sua animação.
preA atração mais esperada da noite, o Ministério de Adoração e Vida, entrou no palco às 23h. Eles trouxeram ao público um espetáculo diverso, mesclando os seus novos e antigos sucessos, que empolgaram os presentes na Arena da Juventude. “É possível ser feliz. Nós da Igreja estamos trabalhando juntos para isso, para tornar a sua vida melhor. Entregue-se a Deus, vai para a Igreja, participe! É isso o que você tem que fazer: ir atrás. Deus se deixa alcançar”, declarou Walmir Alencar, um dos vocalistas do Ministério Adoração e Vida.
A Pré-Jornada segue com sua programação nos Setores Missionários e, logo mais, às 19h30, haverá o Cinejovem, no Centro Cultural Dom Bosco. Amanhã (18), a partir das 18h, será a vez do Festival Cultural da Juventude, na Arena da Juventude.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pré-Jornada Petrolina inicia com muita fé e animação

O clima de Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, começou ontem (14) em todo o Brasil, com as semanas missionárias nas dioceses espalhadas pelo país. Em Petrolina, a Pré-Jornada começou com muito entusiasmo dos jovens participantes e dos organizadores do evento. O evento foi iniciado com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias, e concelebrada pelos outros padres da Diocese, com destaque para o Assessor do Setor Juventude, Pe. Givanildo José. Na Missa, foram recebidos os jovens diocesanos, que se reunirão nesta semana em suas paróquias para momentos de catequese, ação social, oração e, como não pode faltar, muita alegria.

A Arena da Juventude, localizada nas praças Maria Auxiliadora e Dom Malam, foi, também, palco de um tributo ao beato Papa João Paulo II, da apresentação oficial do Hino da Pré-Jornada Petrolina e de uma grande festa animada pelo recifense DJ Roony Moura, que fez uma animação contagiante com os jovens presentes em sua apresentação, e pela esperada Ir. Kelly Patrícia. A religiosa trouxe o Show Filhos da Luz, com uma mensagem direcionada para a juventude. Segundo ela, o Instituto Hesed (comunidade católica fundada por ela) tem, desde a JMJ Madrid 2011, um olhar especial para a juventude, que “deve seguir o modelo que é Cristo”, já que “somos filhos da Luz”.

“A luz da fé deve brilhar em nossos corações. Esses dias de Pré-Jornada são momentos de grande graça. Nosso Senhor aguarda a juventude aqui para lhe conceder a alegria, pois Jesus é a alegria infinita do coração, como já dizem tantos santos. Às vezes, buscamos tantas coisas que passam, mas Jesus é o Deus conosco, Deus por nós e Deus em nós. Ele não só supre algo externo, mas algo profundo do coração do homem. Jesus é a alegria! Participe dessa alegria!”, declarou a Ir. Kelly Patricia, convidando a juventude a participar dos momentos da Pré-Jornada Petrolina.

A Pré-Jornada Petrolina continua com sua programação até o próximo dia 20. Os Setores Missionários iniciam suas programações hoje com a Oração do Terço. Nesta terça-feira (16), os jovens peregrinos vindos da Alemanha serão recepcionados com a Santa Missa, às 19h, e a Arena da Juventude volta a ser palco de Shows com a Ir. Janete Silva, o Ministério Adoração e Vida e com a animação do DJ Roony, que volta com um show que promete eletrizar os jovens.

“O dia de ontem foi para mim uma antecipação não só da jornada, mas também do próprio céu. Foi lindo ver tantos jovens envolvidos não por uma causa, não por uma bandeira, mas por Deus e seu evangelho. Tenho certeza de que os próximos dias serão iguais ou até melhores que essa primeira noite. Estamos ansiosos em acolher os peregrinos estrangeiros como se fossem a pessoa Cristo”, afirmou a jovem Marinalva Gama que participa da Obra Shalom.

A Jornada Mundial da Juventude começa no próximo dia 23 e vai até 28 de julho, no Rio de Janeiro, e promete reunir mais de 4 milhões de jovens de todo o mundo.



Texto e Fotos: Ascom/ Setor Juventude Petrolina

Abertura da Pré-Jornada Petrolina


















quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conheça a estrutura do Campus Fidei em Guaratiba





O Campus Fidei, em Guaratiba, será palco da vigília e da missa presididas pelo Papa Francisco nos dias 27 e 28 de julho. A estrutura de 22 lotes terá 32 ilhas de serviço. Cada lote possui uma estrutura que contempla banheiros, água potável, lanchonete, lojas e tendas de adoração. Na área total, há ainda postos médicos avançados e uma área reservada para pessoas com deficiência que desejarem um atendimento especial.

Com essa estrutura, os peregrinos não precisarão se deslocar com frequência entre os lotes para encontrar os serviços desejados. Os lotes contarão com uma ou duas ilhas, dependendo do tamanho.

A área do terreno do Campus Fidei é de 1,36 milhão de m². Estão previstos 4.673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 são adaptados para pessoas com deficiência física. Serão 615 lavatórios, 4.920 pias/bebedouros e 2.016 posições de mictorio. O Campus Fidei contará ainda com 33 telões de LED para o público.

Estão garantidos 12 milhões de litros de água para o evento, que serão distribuídos por 177 bolsões. Haverá ainda uma estação de tratamento de esgoto (ETE) dentro do terreno do Campus Fidei, para tratar a água antes de jogar na rede de esgoto. Haverá 115 bolsões de capacidade diferente para armazenagem.

Legado social

O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani Tempesta, visitou as obras do Campus Fidei no final do mês passado. Na ocasião, ele destacou que a Jornada vai despertar o olhar dos governantes e da população para a região de Guaratiba.

“Campus Fidei é um lugar que está despertando o olhar da sociedade, da cidade e do mundo para aquela região do Rio de Janeiro e isso ocasiona uma procura de melhoria daquela região. Isso é um benefício que a ida do Santo Padre e dos jovens desperta para dar mais atenção àquela região, que tem um surgimento muito antigo”, analisou.


Fonte: Site Oficial da JMJ

Mantenha a Carteira de Vacinação em dia para a JMJ Rio2013



Além da preparação espiritual e formativa, os voluntários e peregrinos da JMJ Rio2013 são convidados também a cuidar da sua saúde para encontrar-se em julho com o Papa Francisco e os peregrinos do mundo todo. Uma das dicas é atualizar a sua carteira de vacinação, inclusive com as doses contra doenças que já foram controladas no Brasil, como o sarampo. A medida não é obrigatória para participar da Jornada, mas é aconselhada.
>> Veja aqui o calendário de vacinação definido pelo Ministério de Saúde
As vacinas recomendadas para um “jovem adulto”, segundo orientações do Ministério da Saúde do Brasil são: Hepatite B(três doses e sem reforço periódico), Tríplice Viral (MMR – Sarampo, caxumba e rubéola – dose única e sem reforço), Anti-tetânica (dT - três doses, com reforço a cada dez anos), Febre Amarela (recomendada para aqueles que viajarão também para o interior do País)
Segundo o responsável pelos voluntários da JMJ Rio2013 da área da saúde, Pedro Spineti, as instruções visam proteger o bem-estar dos jovens, especialmente os voluntários da área de saúde, que somam três mil entre os selecionados. “Os profissionais dessa área estarão em contato com peregrinos vindos do mundo todo, inclusive de locais que sofrem algumas epidemias. A grande preocupação é com o sarampo que, controlado no Brasil há muito tempo, pode atingir brasileiros que não estão protegidos com a tríplice viral, por exemplo”, afirmou.
O Brasil não exige comprovante de vacinação para os viajantes, mas é importante que também os peregrinos e voluntários estrangeiros possam estar imunes através da vacinação em seus países.
Clique aqui e veja o calendário de vacinação definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) do Brasil. Os peregrinos e voluntários de outros países podem saber mais sobre o assunto no site da Organização Mundial de Saúde(OMS).

Fonte: site oficial da JMJ

terça-feira, 2 de julho de 2013

Cadastro de Voluntário Pré-Jornada Petrolina

Jovem, você estaria de coração aberto a ser voluntário durante a Pré-jornada Petrolina?? Você tem um coração generoso e, por isso, damos-lhe as boas vindas por este serviço.

 COMPARTILHE a alegria de ser um voluntário, e mais do que ser servido, venha para servir.

Seja  VOLUNTÁRIO!!! Pedro escreve aos primeiros cristãos: “Se alguém tem o dom do serviço o exerça como dom dado por Deus” (1 Pd, 4, 11b)

Ser voluntário é viver o amor que se doa e por isso se enriquece.
  
Para participar, todos devem se inscrever o mais rápido possível

Segue a ficha de inscrição http://www.4shared.com/office/AFxoGKXq/Cadastro_de_Voluntrio.html  para ser enviada preenchida ao e-mail:   monymat_ffpp@hotmail.com ou setorjuventudepetrolina@gmail.com ou tammbém preencher a ficha de inscrição na Secretária Executiva da Pré-Jornada ao lado da Radio A Voz do São Franscisco.

Obs.: Responsável pelos voluntários: Emerson Souza - Paróquia São Francisco de Assis



Pré-Jornada Petrolina contempla programação intensa para juventude

Preparando-se desde janeiro de 2011, por meio da realização do Bote Fé, chega o momento da tão esperada Pré-Jornada. A Diocese de Petrolina e a Prefeitura Municipal já estão nas vésperas do maior evento católico que já realizaram. O Brasil inteiro vive este momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude e Petrolina não poderia ficar de fora desse momento tão sonhado para os jovens brasileiros e de todo o mundo. De 14 a 20 de julho acontecerá a Pré-Jornada Petrolina, com uma programação vasta que contempla momentos de profunda espiritualidade, catequeses, shows, cultura e ação social.

No dia 14, a programação é aberta com a Santa Missa de Envio, seguida pela inauguração do monumento “O presente de Pe. Cícero a Dom Malan”, em seguida haverá a acolhida da réplica da Cruz Peregrina da Diocese e o Tributo ao Beato João Paulo II e o dia termina com o show da Ir. Kelly Patrícia, do Instituto Hesed (Fortaleza-CE). Toda esta programação acontecerá nas praças Maria Auxiliadora e Dom Malan, que se transformarão na grande Arena da Juventude, local que reunirá todos os jovens da Diocese na programação central do evento.

No dia seguinte, das 8h às 17h, estará acontecendo a entrega dos kits do peregrino na secretaria da Pré-Jornada, ao lado da Emissora Rural – Rádio A Voz do São Francisco. Às 18h, haverá a transmissão do Santo Terço, transmitido pela Emissora Rural e às 19h, será o Momento Mariano e Terço da Juventude nos setores missionários (vide final do texto).

O dia 16 será o dia de acolhida de todos os peregrinos em Petrolina. Às 17h, haverá a exposição do livro “Jovens, vós sois a nossa esperança”, de Anderson Wagner – membro do Setor Juventude e da Comissão Organizadora Local da Pré-Jornada, na Galeria Eco Center. Às 19h, será celebrada a Missa de Acolhida dos Peregrinos na Igreja Catedral, presidida pelo bispo diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias. Após a Missa, haverá o show do Ministério de Adoração e Vida.

Nos dias 17 e 18, acontecerão as catequeses pelas manhãs nos setores missionários. Na tarde do dia 17, os jovens poderão visitar o Museu do Sertão que receberá, neste ensejo, a exposição “Petrolina, o centro da rosa”, do Pe. Francisco José, historiador da Diocese – a exposição estará no Museu desde o dia 08 até o dia 31 de julho e o horário de visita é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para finalizar a programação diária, será realizado um Cine Jovem no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h30.

A noite do dia 18 será marcada pela expressão de cultura da cidade com o Festival Cultural da Juventude, a partir das 18h, na Arena da Juventude. O evento contará com apresentações de quadrilha, reisado, maracatu, samba de veio, além das apresentações musicais de Aldeir Bezerra e DDD – Doidin de Deus (Recife-PE), entre outras.

No dia 19, haverá o gesto concreto dos jovens, através da ação social de voluntariado nas comunidades. A partir das 17h, estará acontecendo a Expovocacional – feira vocacional com a exposição dos carismas, espiritualidades e congregações atuantes na nossa Diocese, na Arena da Juventude e das 19h às 21h, acontecerá shows diversos de cantores/ grupos locais. Às 21h15, a juventude acolherá a imagem peregrina de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira de Petrolina.

No sábado (20), como em todos os anos, acontecerá a grande Romaria em Santa Cruz da Venerada – PE, numa experiência de louvor e gratidão a Deus pelas maravilhas realizadas em nossas vidas. A partir daí, os jovens estarão se preparando para embarcarem rumo ao Rio de Janeiro – RJ para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Setores Missionários – Para facilitar as atividades da Pré-Jornada Petrolina, a cidade foi dividida em setores missionários:

Ø Setor João Paulo II: Paróquias: Nossa Senhora Rainha dos Anjos, São José Operário, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora das Dores.

Ø Setor Nossa Senhora Aparecida: Paróquias: São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora Aparecida, Sagrada Família e Capelania Militar de São José.

Ø Setor Frei Galvão: Paróquias: Santa Luzia, São Francisco de Assis, Santa Teresinha, São Gonçalo, São João Batista e São Francisco das Águas.

As demais paróquias da Diocese, pertencentes a outras cidades (Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena, Dormentes e Afrânio) participarão das atividades nos setores.


Texto: Ascom / Setor Juventude - Diocese de Petrolina


Pré-Jornada Mundial da Juventude já tem programação definida em Petrolina


Marcada para acontecer de 14 a 20 de julho no município de Petrolina, a Pré- Jornada Mundial da Juventude pretende atrair milhares de jovens e peregrinos para a cidade. A programação está diversificada e contempla shows artísticos com as bandas Adoração e Vida, Ir. Kelly Patrícia, DDD Doidim de Deus, Danylo Max, além da realização do Festival Cultural da Juventude, exposições, celebrações eucarísticas, catequeses, Cine Jovem e Ação Social.
“Em 2011 o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, se reuniu com o Pe. Sávio Ribeiro – Assessor e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB- e com o Pe.Givanildo José de Souza – Assessor Diocesano de Juventude- para trazer este grande evento para a nossa cidade, que a principio só aconteceria nas capitais brasileiras. Estamos ajustando os últimos detalhes para a Pré-Jornada e esperamos ter um grandioso evento”, afirma o diretor de Direitos Humanos e Juventude da secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina, Robson Rocha.
A Pré-Jornada pretende preparar os jovens e os peregrinos que aqui devem aportar, para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 deste mês, com a presença do Papa Francisco.“A cidade receberá peregrinos de várias regiões como Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena, Lagoa Grande, Dormentes, Afrânio, além de fiéis da Diocese de Salgueiro, Senhor do Bonfim (BA) e Picos (PI). Também receberemos jovens estrangeiros oriundos da Arquidiocese de Colônia, na Alemanha”, complementa Rocha.
O prefeito Julio Lossio destaca a importância do evento para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude de Petrolina. “O governo municipal está oferecendo todo o suporte no acolhimento aos jovens e peregrinos. Entendemos a Pré-Jornada com um grande momento para fomentarmos o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude de Petrolina. Além disso, estaremos incentivando as atividades turísticas e econômicas da nossa cidade”, frisa.


Fonte: Jovens Conectados

Carta de Dom Eduardo - Julho 2013

        
Chegou o tão esperado Julho de 2013! 

 
O palpitar do coração dos jovens envolvidos na dinâmica da JMJ se pode sentir por todos os cantos do país. Aos pés do Redentor eles depositarão os inúmeros frutos já colhidos nestes anos de preparação e expectativas. E ali, envolvidos pelo abraço do Cristo e entusiasmados com a convivência junto aos peregrinos do mundo inteiro, os jovens recolherão as graças especiais de Deus e as bonitas experiências de Igreja para oferecê-las as suas comunidades de origem.
O clima de festa e de fortalecimento da fé e dos grandes ideais que a Jornada garante aos que dela participam vêm para endossar a voz da juventude brasileira que nestes dias tem saído às ruas para recuperar a utopia de novos tempos para o Brasil. A JMJ se torna uma forte aliada dos saudáveis manifestos em prol da vida e dos valores universais. A luta pela justiça, pela paz, pela verdade, pela solidariedade, pela dignidade, pelos direitos fundamentais do ser humano ganha força com estes jovens peregrinos que acompanharão, pessoal ou virtualmente, a Jornada. É bênção de Deus para a vida de nosso povo!
A Igreja, defensora do ser humano por mandato de Jesus Cristo, carrega a missão de defender continuamente as grandes causas que garantem vida em abundância para todos. Ela reconhece os direitos dos jovens e o seu poder de transformação. O texto-base da Campanha da Fraternidade deste “Ano da Juventude” nos incentiva a este olhar positivo: “A juventude é o tempo propício à formação para a cidadania, porque os jovens tomam ciência de seus direitos e responsabilidades. Esse é um dos compromissos da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Nessa formação inclui-se, de modo particular, o incentivo e a ajuda aos nossos jovens a fim de que participem efetivamente e a partir da ética cristã dos espaços que lhes são oferecidos.[...] A Campanha da Fraternidade de 2013 conclama nossos jovens e, com eles, toda a Igreja, a contagiar com a alegria e a criatividade juvenis as estruturas sociais e eclesiais a fim de que estejam dispostas a cuidar melhor do jovem sofrido, abrindo-lhes os braços da caridade e as portas da inclusão” (CF 2013, n. 230-234). É urgente valorizar e dar ouvidos a esta juventude conectada que se destaca no cenário social e eclesial, mostrando a sua capacidade de mobilização para fazer valer seus anseios: “Os jovens que crescem na cultura midiática [...] querem viver em um mundo mais pacífico, mais tolerante e mais responsável. Por isso, estão se organizando, cada vez mais, por meio das redes sociais, para defender seus direitos, a natureza, a qualidade de vida das pessoas, e construir uma sociedade mais humana e solidária” (n. 48).
Além dos benefícios que cada jovem cidadão recebe em sua formação humano-cristã, a Jornada favorece a sociedade de diversos modos, inclusive com um significativo legado social e econômico. O país que acolhe uma Jornada Mundial da Juventude só tem a ganhar. Vejam, por exemplo, toda a movimentação nas dioceses por ocasião da Peregrinação dos Símbolos da JMJ! Ao atingir mais de dois milhões de jovens, este acontecimento proporcionou-lhes crescimento da sensibilidade, do senso crítico e coletivo, dos gestos de caridade e do sentido de corresponsabilidade cidadã diante das realidades de maior sofrimento humano. A criatividade e o protagonismo da juventude conduziram-na missionariamente às várias casas de detenção, aos lixões, aos ambientes de prostituição, às creches, aos hospitais, aos moradores de rua, aos drogados, às comunidades de recuperação dos dependentes químicos, às comunidades indígenas, etc. O impacto econômico também é positivo em tempo de Jornada. Pesquisas e relatórios referentes à JMJ de Madri em 2011 revelam-nos que a Espanha foi beneficiada com mais de 350 milhões de euros e com a geração de 5 mil postos de trabalho. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) os turistas jovens gastam mais e registram uma maior probabilidade de retornarem ao país visitado do que os adultos. Isto tudo nos dá segurança em afirmar que a Jornada só traz benefícios, tanto para a pessoa que dela participa quanto para a Igreja e a sociedade que a acolhem. Ela é uma providencial ocasião para que mais jovens, inclusive de outros países, celebrando juntos os mesmos ideais, fortaleçam sua vocação cristã e reconheçam sua essencial responsabilidade na construção do Reino de Deus.
A JMJ Rio 2013, antes mesmo de acontecer, já divulga alguns de seus inúmeros contributos à população brasileira, principalmente aos cariocas. O site oficial www.rio2013.com tem nos alegrado com informações a este respeito: parceria com a ONG internacional WWF (World Wide Fund for Nature) para fomentar a educação ecológica dos jovens e discutir a sustentabilidade do evento com vídeos e palestras sobre meio ambiente, água, biodiversidade, mudanças climáticas, energia sustentável, realidade amazônica; elaboração de um Guia Ecológico para jovens; projeto ousado de acessibilidade para os jovens com deficiência (visual, auditiva, intelectual e motora); inauguração do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI), que atenderá principalmente jovens dependentes químicos; estruturação de uma rede de entidades religiosas e civis para atuar na prevenção ao uso de drogas e tratamento de dependentes; significativos investimentos com a segurança e a infraestrutura que beneficiarão a população após o evento; geração de empregos.
E em nossa realidade paroquial, quais os impactos que a JMJ está deixando? Como estamos aproveitando de toda esta oportunidade para a evangelização da juventude? Que serviços nossas paróquias estão prestando para o amadurecimento da dimensão social do jovem cristão que deseja participar mais da vida da Igreja e da Sociedade? Nossos grupos, catequese, encontros, retiros, movimentos, pastorais estão atentas às buscas e desafios dos jovens, abordando junto a eles os temas que dizem respeito a sua vida cotidiana e social? A Doutrina Social da Igreja é trabalhada junto a eles favorecendo-lhes conteúdo substancioso e seguro para o diálogo e participação na sociedade? Como garantir aos jovens envolvidos na JMJ um ambiente paroquial que realmente contribua com o amadurecimento da dimensão pessoal, espiritual, eclesial, social de sua vocação cristã?
Como é bom constatar que muitos jovens católicos, de nossas paróquias, estão despertando para a importância e o prazer de serem verdadeiros cidadãos; colaboradores especiais de uma nova sociedade. Um jovem católico de 23 anos que estará no Rio de Janeiro para a JMJ me disse, após participar das recentes manifestações: “Estou emocionado com este momento de manifestação da nossa juventude nas ruas! Sinto-me cidadão lutando pelos direitos das pessoas! A JMJ veio em boa hora, reforçando e abençoando as nossas reivindicações. Além do mais, o papa Francisco nos brindará com reflexões de apoio a nossa voz.”
Queridos irmãos, vamos apostar no novo que os jovens carregam para o benefício de todos. A JMJ vem incrementar os ideais cristãos e animar a vocação de discípulo missionário de nossos jovens. Não percamos este tempo de graça que a Jornada vem nos trazer. Qualifiquemos a nossa presença e o nosso serviço junto a eles.
Divulguemos, principalmente pelas redes sociais com a ajuda dos próprios jovens presentes nelas, os horários dos eventos da Jornada naquela semana do dia 23 a 28 de julho, para que os que não poderão se fazer presentes possam estar sintonizados com este importante acontecimento a favor da juventude, da Igreja e da sociedade. E promovamos uma verdadeira corrente de oração para que tudo transcorra do jeito que Deus deseja e para que nenhum imprevisto comprometa negativamente a organização do evento.
Apostar nos jovens, com tudo aquilo que implica esta postura, é compromisso audacioso e gesto profundo de conversão pastoral.
Bênçãos de Deus a todos e proteção materna de Maria, Mãe da Juventude.
E até o Rio de Janeiro!

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

Fonte: Jovens Conectados