Acerte seu relógio!!!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Pré-Jornada Petrolina contempla programação intensa para juventude

Preparando-se desde janeiro de 2011, por meio da realização do Bote Fé, chega o momento da tão esperada Pré-Jornada. A Diocese de Petrolina e a Prefeitura Municipal já estão nas vésperas do maior evento católico que já realizaram. O Brasil inteiro vive este momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude e Petrolina não poderia ficar de fora desse momento tão sonhado para os jovens brasileiros e de todo o mundo. De 14 a 20 de julho acontecerá a Pré-Jornada Petrolina, com uma programação vasta que contempla momentos de profunda espiritualidade, catequeses, shows, cultura e ação social.

No dia 14, a programação é aberta com a Santa Missa de Envio, seguida pela inauguração do monumento “O presente de Pe. Cícero a Dom Malan”, em seguida haverá a acolhida da réplica da Cruz Peregrina da Diocese e o Tributo ao Beato João Paulo II e o dia termina com o show da Ir. Kelly Patrícia, do Instituto Hesed (Fortaleza-CE). Toda esta programação acontecerá nas praças Maria Auxiliadora e Dom Malan, que se transformarão na grande Arena da Juventude, local que reunirá todos os jovens da Diocese na programação central do evento.

No dia seguinte, das 8h às 17h, estará acontecendo a entrega dos kits do peregrino na secretaria da Pré-Jornada, ao lado da Emissora Rural – Rádio A Voz do São Francisco. Às 18h, haverá a transmissão do Santo Terço, transmitido pela Emissora Rural e às 19h, será o Momento Mariano e Terço da Juventude nos setores missionários (vide final do texto).

O dia 16 será o dia de acolhida de todos os peregrinos em Petrolina. Às 17h, haverá a exposição do livro “Jovens, vós sois a nossa esperança”, de Anderson Wagner – membro do Setor Juventude e da Comissão Organizadora Local da Pré-Jornada, na Galeria Eco Center. Às 19h, será celebrada a Missa de Acolhida dos Peregrinos na Igreja Catedral, presidida pelo bispo diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias. Após a Missa, haverá o show do Ministério de Adoração e Vida.

Nos dias 17 e 18, acontecerão as catequeses pelas manhãs nos setores missionários. Na tarde do dia 17, os jovens poderão visitar o Museu do Sertão que receberá, neste ensejo, a exposição “Petrolina, o centro da rosa”, do Pe. Francisco José, historiador da Diocese – a exposição estará no Museu desde o dia 08 até o dia 31 de julho e o horário de visita é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para finalizar a programação diária, será realizado um Cine Jovem no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h30.

A noite do dia 18 será marcada pela expressão de cultura da cidade com o Festival Cultural da Juventude, a partir das 18h, na Arena da Juventude. O evento contará com apresentações de quadrilha, reisado, maracatu, samba de veio, além das apresentações musicais de Aldeir Bezerra e DDD – Doidin de Deus (Recife-PE), entre outras.

No dia 19, haverá o gesto concreto dos jovens, através da ação social de voluntariado nas comunidades. A partir das 17h, estará acontecendo a Expovocacional – feira vocacional com a exposição dos carismas, espiritualidades e congregações atuantes na nossa Diocese, na Arena da Juventude e das 19h às 21h, acontecerá shows diversos de cantores/ grupos locais. Às 21h15, a juventude acolherá a imagem peregrina de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira de Petrolina.

No sábado (20), como em todos os anos, acontecerá a grande Romaria em Santa Cruz da Venerada – PE, numa experiência de louvor e gratidão a Deus pelas maravilhas realizadas em nossas vidas. A partir daí, os jovens estarão se preparando para embarcarem rumo ao Rio de Janeiro – RJ para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Setores Missionários – Para facilitar as atividades da Pré-Jornada Petrolina, a cidade foi dividida em setores missionários:

Ø Setor João Paulo II: Paróquias: Nossa Senhora Rainha dos Anjos, São José Operário, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora das Dores.

Ø Setor Nossa Senhora Aparecida: Paróquias: São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora Aparecida, Sagrada Família e Capelania Militar de São José.

Ø Setor Frei Galvão: Paróquias: Santa Luzia, São Francisco de Assis, Santa Teresinha, São Gonçalo, São João Batista e São Francisco das Águas.

As demais paróquias da Diocese, pertencentes a outras cidades (Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena, Dormentes e Afrânio) participarão das atividades nos setores.


Texto: Ascom / Setor Juventude - Diocese de Petrolina


Nenhum comentário:

Postar um comentário